1 de jun. de 2007

Palm lança novo gadget: Foleo Mobile Companion

A Palm anunciou oficialmente o Foleo, primeiro de uma nova classe de equipamentos chamada de Mobile Companions, que tem como um dos principais objetivos trabalhar de maneira integrada aos smartphones.


O aparelho é muito maior que um PDA ou smartphone, tendo teclado de tamanho normal, tela de 10 polegadas, que não é sensível ao toque, Wi-Fi, Bluetooth, porta USB, saída vídeo-out, saída para fone de ouvido e bateria que pode chegar a cinco horas de utilização. Para armazenamento ele suportará cartões SD, e o CompactFlash, não tendo winchester. Ele poderá ser ligado e desligado instantaneamente. Não se sabe ainda qual a memória interna, e o processador.


Uma das principais funções do aparelho é ser um companheiro para os smartphones, podendo ser sincronizado com o Treo facilmente. Uma vez sincronizado o usuário terá basicamente as mesmas informações que estão no Treo, mas poderá visualizar e editar os dados em uma tela maior, e com teclado de tamanho normal.


O Foleo poderá sincronizar com os Treo para Palm OS e Windows Mobile. Será capaz ainda de sincronizar informações com praticamente todos aparelhos com Windows Mobile, e a Palm poderá adicionar suporte para outros sistemas.


Utilizando Wi-Fi é possível acessar a Internet para obter emails e navagar. Tirando vantagem do bluetooth, o Foleo poderá acessar a Internet via smartphone.


O sistema operacional é o Linux, como esperado, com o navegador Opera que possui gerenciador de downloads, favoritos, e padrões da Web 2.0, e uma versão especial do Documents To Go para ver e editar arquivos do Office. Estará disponível ainda um visualizador de fotos, e um aplicativo que dará acesso à linha de comando do Linux. A plataforma é aberta e a Palm espera que diversos desenvolvedores criem aplicações para rodar nele.


Aparentemente ele não possui um emulador do Garnet OS, e por isso programas criados especificamente para os PDAs e Smartphones da Palm não devem rodar no Foleo, que precisará de softwares escritos especificamente para ele. Obviamente essa situação poderá mudar.


Segundo a Palm, a combinação de um aparelho com diversas capacidades e com custo reduzido, é novo na indústria. Esse é o resultado do tão aguardado projeto desenvolvido a pelo menos 2 anos por Jeff Hawkins, fundador da Palm, que também é responsável pelo Palm e pelo Treo.


Segundo o executivo, com os smartphones sendo cada vez mais capazes e podendo fazer de tudo, mas ficando cada vez menores, as vezes você precisará de um outro aparelho, maior e com teclado de tamanho normal, para complementar o mesmo, e nessa hora entra o Foleo.


Ao ser lançado, o Foleo estará custando USD 600, com USD 100 de desconto, indo para USD 500. A previsão é que esteja disponível no verão americano. Para maiores informações consulte o site da Palm.


Fonte: PalmBrasil.

Nenhum comentário: